Monday, September 8, 2008

(CON)Fusos Horarios


Sempre gostei de viajar. E ha mais de dez anos tenho grande interesse por aviacao. Por isso, geografia e fusos horarios sao dois assuntos constantemente em pauta na minha mente. Entre outros, claro. Mas neste texto vamos deixar os outros de lado. Me lembro, na epoca do curso de Formacao de Comissario de Voo, que o assunto foi brevemente abordado pelo instrutor de Navegacao Aerea, uma das materias tecnicas que os candidatos a comissario de voo tem que estudar para prestar o exame do Ministerio da Aeronautica (lembro que na epoca o orgao responsavel por isso era o DAC, agora acho que se chama ANAC).

O assunto causa interesse e confusao, e embora matematicamente explicavel, parece que a mente reluta um pouco em tentar aceitar o fato de que a Terra eh redonda, e que a contagem de horas a qual estamos familiarizados por ser facilmente abalada quando tratamos de analisar as horas dos dois pontos extremos do mundo. Claro que esse conceito de "extremidades" do mundo existe apenas porque temos aquela ideia plana dos continentes, vendo as Americas ao lado mais esquerdo, e a Asia e a Oceania do lado mais a direita da folha de papel.

Mas quando voce pa'ra para olhar o mundo como ele realmente eh - e nesse sentido me refiro apenas ao fato de ser redondo, e nao sob nenhum enfoque politico ou filosofico -, voce comeca a pensar que realmente nao eh tao complicado assim... ou nao!?

O texto a seguir eh uma adaptacao minha para o portugues de textos colhidos na Grande Rede, entre artigos da Enciclopedia Virtual Wikipedia e paginas especializadas no assunto dos EUA, Holanda e Inglaterra. Em razao de tentar fazer a leitura a mais simples o possivel, eu fiz diversas modificacoes nos textos, mas a linha de raciocinio segue praticamente igual a dos artigos publicados na internet.

A Linha Internacional do Tempo (IDL - International Date Line) eh uma linha imaginaria na superficie da Terra oposta ao meridiano de Greenwich que altera a data quando se atravessa tal linha. Praticamente paralela 180° em longitude, com algumas divergencias para passar em volta de alguns territorios e grupos de ilhas, basicamente corresponde ao fuso horario separando o +12 e o -12 GMT (Greenwich Mean Time). Cruzar a IDL para leste significa um dia ou 24 horas a menos, e cruzar para oeste significa um dia sendo adicionado. Para quem nao se lembra da epoca de escola, Greenwich eh o meridiano que divide o mundo em ocidente (oeste) e oriente (leste), e tem esse nome por causa do Observatorio Real de Greenwich, em Londres. Por favor nao o confundam com a linha do Equador, que divide o mundo em norte e sul.

As primeiras referencias ao paradoxo da circum-navegacao podem ser encontradas em diversos trabalhos de um influente filosofo frances chamado Nicole Oresme (1323-1382). Em seu Traitie de l’espere (o qual tambem foi traduzido em latim como o Tractatus sperae), Oresme apresenta "a memoravel volta ao redor da Terra" por dois viajantes imaginarios, Jehan e Pierre (Johannes e Petrus na versao em latim), que sairam para uma jornada ao redor do mundo seguindo a linha do equador em sentidos opostos e a uma velocidade de 30° de longitude terrestre para cada dia de 24 horas. Jehan, viajando no sentido oeste, diria que ao final de sua jornada teria levado apenas 11 dias e 11 noites, enquanto que Pierre, viajando para leste, insistiria que sua jornada durou 13 dias e 13 noites. Um terceiro homem, Roberto, que houvera ficado no ponto de partida, diria aos dois viajantes que apenas 12 dias e 12 noites haviam passado desde que eles sairam pra jornada. (30 graus pra cada dia; a Terra tem 360 graus; 360 divido por 30 eh igual a 12).

A IDL foi criada meio que atraves de convencoes, e apesar no nome pomposo - "Linha Internacional do Tempo" - nao ha ate hoje nenhum acordo internacional que a regule. Embora ja se falasse sobre uma linha do tempo em documentos do seculo XIV, o primeiro registro mais ou menos oficial data de outubro de 1884, quando aconteceu a "International Meridian Conference". Astronomos e representantes de 25 paises realizaram uma convencao em Washington D.C. para recomendar um meridiano "zero", comum para cartas geograficas e nauticas, que seriam aceitas por todas as partes envolvidas. Quando o meridiano do Observatorio Real de Greenwich foi aceito praticamente por unanimidade e foi adotado como meridiano zero, eles notaram o quao conveniente havia sido tal escolha, ja que implicava em o meridiano 180°, onde formalmente a linha do tempo seria localizada, passasse praticamente por aguas, apenas. Entretanto, nenhuma tentativa foi feita durante essa conferencia para especificar o curso exato da IDL quando a mesma passasse sobre terras ou sobre grupo de ilhas.

Por isso o termo "Linha Internacional do Tempo" eh de fato um exagero de nome. Seu curso exato nunca foi definido por nenhum tratado international, lei ou acordo. Ao final do seculo XIX, George Davidson (1825-1911), cientista pioneiro e pesquisador da costa oeste americana, resumiu a situacao como tal:

"Nao ha uma Linha Internacional do Tempo. A linha teoricamente eh o 180° desde Greenwich, mas a linha que eh realmente usada eh o resultado de acordos entre companhias de navegacao das principais potencias maritimas."

Mas, oficial ou nao, ela existe, e embora realmente nenhum documento autentique sua existencia, todo mundo mais ou menos respeita o traçado sugerido pelas convencoes e pelos paises proximos a IDL, que sao os que mais tem a vida afetada por esse fenomeno temporal. Para quem vive nas Americas ou na Europa, por exemplo, a IDL nao influencia em praticamente nada no dia-a-dia. Apenas sabemos que ela ta ali, no meio do Pacifico, e pronto. Ela divide o mundo em dois dias: hoje e amanha. Ou sera que nao eh tao simples assim?

Ha diversos fatos curiosos que acercam o tema. Se voce sentir-se confuso com o texto, procure pegar um globo e tentar visualizar o que o texto professa.

Um dos fatos bem intrigantes com relacao a IDL eh que, apesar dela dividir apenas "o outro lado do leste" e "o outro lado do oeste", ela por vezes nos faz pensar que existem tres lados! Serio. Por duas horas todos os dias - baseadas na hora de Greenwich 10:00-11:59, existem na verdade TRES diferentes dias acontecendo ao mesmo tempo. Por exemplo, quando em Londres eh quinta-feira 10:15, eh quarta-feira 23:15 em Samoa (EUA), que fica onze horas atras de GMT, e eh sexta-feira 00:15 em Kiritimati (ilha que pertence a Republica de Kiribati), que eh quatorze horas a frente de GMT. Durante a primeira hora (10:00-10:59), esse fenomeno afeta territorios habitados, mas na segunda hora (11:00-11:59) ele somente afeta uma zona maritima desabitada.

O primeiro grande problema criado pela IDL aconteceu na circum-navegacao do globo pela expedicao de Fernando Magalhaes (1519-1522). Os sobreviventes da tripulacao chegaram a uma base de parada espanhola certos do dia da semana, como pode ser comprovados pelos varios diarios de bordo cuidadosamente anotados. No entanto, os que estavam em terra insistiam que o dia era outro. Apesar de hoje em dia ser perfeitamente compreensivel, esse fenomeno causou um grande fuzue na epoca, a ponto de uma delegacao especial ser enviada ao Vaticano para explicar ao Papa essa "odisseia no tempo".

Por uma pequena parte, a IDL segue o meridiano de longitude 180°, mais ou menos pelo meio do oceano pacifico. Entretanto, por causa do fato de para leste da linha ser um dia antes do que de para o lado oeste, a linha desvia uma vez para passar pelo extremo leste da Russia e outra para passar por varios arquipelagos no pacifico. Ou seja, os dois grandes desvios da linha em relacao ao meridiano 180° sao para prevenir que a linha corte paises internamente.

No norte, a IDL desvia a leste pelo estreito de Bering e depois a oeste pelas ilhas Aleutas, para manter o estado do Alasca (EUA) e o Cabo Dezhnev (Siberia, Russia) em lados opostos da linha e de acordo com a data vigente no resto de seus respectivos paises. A linha da data passa de forma equidistante entre as duas ilhas Diomedes, a Pequena Diomede (EUA) e a Grande Diomede (Russia), a uma distancia de 1,5km (ou aproximadamente 1 milha) de cada ilha.

A IDL passa pelos territorios de Kiribati contornando ao longo da parte leste, quase alcancando o meridiano 150°!

No pacifico-sul, a linha do tempo gira a leste de forma que Wallis & Futuna, Fiji, Tonga e as ilhas Kermadec da Nova Zelandia tenham a mesma data, mas Samoa - que eh parte dos EUA - fique a um dia antes das outras.

A IDL pode causar grandes confusoes entre viajantes aereos. As maiores confusoes geralmente acontecem em pequenas viagens do oeste para o leste. Por exemplo, para viajar de Tonga (extremo leste do mundo) pra Samoa (extremo oeste) de aviao leva-se mais ou menos duas horas, mas involve cruzar a IDL, fazendo o passageiro chegar no dia anterior ao que ele estava. Isso geralmente causa confusao em horarios dos voos (a menos que os horarios fossem especificados em hora de Greenwich, mas eles nao sao ja que precisam bater com horas de voos domesticos, transportes locais ou horarios de reunioes). Sobretudo com quem nao mora nas ilhas. Eh bem comum turistas perderem voos de uma ilha pra outra, por chegarem no areoporto um dia apos a data marcada, ou mesmo chegarem ao aeroporto um dia antes! Tambem fazem reservas de um dia a mais em hoteis, ou pior, um dia a menos! Os hoteis e funcionarios de check-in de companhias aereas, ja cientes das confusoes que podem ocorrer, ainda tentam ajudar os turistas, mas quando eles insistem em afirmar que estao certos, os funcionarios nao insistem mais, deixando o espertalhao "pagar pra ver".

Se alguem circum-navegar o globo em um aviao do leste para o oeste (a mesma direcao que Magalhaes), essa pessoa deveria subtrair uma hora pra cada 15° de longitude que cruzasse ("perdendo" 24 horas para um circuito completo no globo, no caso de ter saido do fuso GMT+12 indo ate o GMT-12). Mas 24 horas sao adiantadas quando se cruzar a IDL do leste pro oeste.

Se alguem cruza a IDL exatamente a meia-noite, indo para o oeste, pula um dia inteiro; enquanto que indo para o leste, repete um dia inteiro.

O efeito de ignorar a IDL tambem ja foi visto no classico de Julio Verne "Volta ao mundo em oitenta dias", no qual os viajantes - liderados por Phileas Fogg - retornam a Londres apos a volta ao mundo achando que tinham perdido a aposta que era o tema principal da estoria. Tendo viajado na direcao oposta a de Magalhaes - ou seja, do oeste pro leste - eles achavam que a data que chegaram era um dia apos ao que realmente era.

Mas que ninguem acuse o Fogg de trapaceiro, por ter conseguido um "dia extra". Assumindo uma velocidade constante para leste, cada dia viajado tinha 18 minutos a menos em suas 24 horas, acumulando um dia "extra" inteiro no final, o qual eles se esqueceram de contar, como fariamos hoje em dia, voltando um dia ao cruzar a IDL no meio do Pacifico.

Qualquer um viajando para oeste e passando pela IDL tem que adicionar um dia a mais em relacao ao que estaria esperando ser. E obviamente, aqueles viajando para leste tem que voltar um dia. Tanto a tripulacao de Magalhaes quanto os viajantes de Julio Verne foram negligentes em seus respectivos ajustes de datas.

A linha do tempo tambem eh o tema central do livro "A ilha do dia anterior", de Umberto Eco, no qual o protagonista se encontra em um navio fundiado, com uma ilha proxima, mas ja do outro lado da IDL. Incapaz de nadar, o cara se induz em uma confusa especulacao das importancias fisicas, metafisicas e religiosas da linha do tempo.

Apesar de todo o estudo que eu fiz ate hoje sobre o tema, e de ja ter claramente visto o que eh a IDL e como funciona, eu ainda guardo, num canto da mente, um pingo de curiosidade, que creio soh resolverei quando chegar lah, numa dessas viagens, e fazer umas duas vezes um desses voos que cruzam a IDL, para eu ilustrar melhor a situacao. Ou mesmo de barco, sei lah. Se vou entender? Nao sei... provavelmente sim. Se vou conseguir explicar melhor, num texto menos confuso? Aih ja eh outra historia...

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